sábado, 5 de outubro de 2013

Questão de gosto?

Imagem da internet


Numa noite dessas quando saía de casa para encontrar uns amigos, passava por um point da cidade onde tinha um daqueles paredões tocando a seguinte canção "é ímpar, é par. Se der ímpar você chupa, se der par você me dá".

Ouvindo isso, olhei para o ambiente no qual essa música tocava e vi um monte de gente por perto cantando e dançando a canção e me lembrei de algumas outras "músicas", como essa que já ouvi tocar por aqui. O tal "chupa que é de uva", "eu boto ou não boto", "quer beber? vamos fazer bebê agora", enfim... É bastante comum canções como essas fazerem sucesso. 

Continuando a minha caminhada ao encontro dos meus amigos, encontrei um deles pelo caminho e em relação à música que tocava ele me disse o seguinte: - Como é que alguém se ocupa a compor uma música dessas? Eu respondi a ele da seguinte forma: - Como é que alguém se ocupa a ouvir uma música dessas!
Ele me respondeu assim: - É fazer o quê né! Isso é questão de gosto.
 
Imagem da internet
Contudo, indaguei o seguinte: será que alguns "gostos", são mesmo questão de gosto ou será falta de conhecer outras opções melhores? Será que se esses mesmos ouvintes que curtem músicas como essas, tivessem uma influência no sistema educacional e até mesmo dos meios de comunicação para conhecer outros estilos musicais com canções de qualidade, não passariam a gostar de algo mais educativo?

Essa é uma pergunta bem difícil de responder, afinal o gosto também é uma questão cultural, não é mesmo?!

Não tenho a intenção de questionar os gostos musicais de ninguém, muito menos criticar quem escuta certas músicas que tocam por aí; mas que tal refletirmos um pouco sobre o que ouvimos, assistimos e lemos? Devemos orientar nossos, filhos, alunos, sobrinhos e amigos para conhecer outros estilos de música com o intuito de prevenir nossas crianças e nossos jovens de ser, no futuro, alguém com muita idade, muito dinheiro, mas com pouca educação. E que o "gosto" deles possa ser um pouco mais positivo, no que diz respeito ao crescimento humano e social de cada um.

Músicas como essa que ouvi nesta noite, vulgarizam a mulher, banalizam o sexo e transformam as relações interpessoais apenas num fator físico. Além disso, canções como essas citadas, incentivam aos jovens ao alcoolismo, ao uso de drogas e ao sexo sem consciência.

Portanto, essa cultura de músicas banais, sem respeito pelo outro e pela juventude, está cada dia mais popular, e nós acabamos aceitando-as por acreditar que é uma questão de gosto. Com isso, essa cultura vai se espalhando e tomando conta da mente da sociedade juvenil.


Por fim, é como um amigo me disse uma vez, gosto não se discute; se lamenta.

(Sergio Rubens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário