sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cuscuz com chocolate.


Imagem da internet
Sempre acreditei que a perseverança e a fé nos ajudavam a conquistar os nossos objetivos. Sabe aquela famosa frase que diz: “quem acredita sempre alcança”? Então, é mais ou menos isso. Acreditar é o primeiro passo para realizar o seu sonho, seja ele qual for; ficar rico, conquistar uma garota, ser aprovado no vestibular, passar de ano, trocar de carro, fazer aquela tão sonhada viagem de férias, ou então, inventar para o seu filho um monte de histórias só para ele acreditar e passar a comer uma coisa que ele não gosta, enfim... Para se conquistar ou realizar um sonho o primeiro passo é acreditar.

Eu conheço várias pessoas que conquistaram um sonho que poucos acreditavam que eles conquistariam. Isso se deu primeiramente porque acreditaram em si mesmos. Porém, mesmo eu sempre acreditando nisso, nunca imaginei que a força do pensamento pudesse transformar o sabor de uma comida em outro. É isso mesmo. É possível comer uma coisa e sentir o sabor de outra, basta crer.

Mas antes de contar essa história sobre comer uma coisa e sentir o sabor de outra, vou continuar falando sobre o poder de acreditar em algo. Teve uma vez que eu sonhei namorando uma linda garota da escola e passei a acreditar que eu ficaria com ela. No entanto, depois de um tempo, ela me apareceu com outro. Depois disso, fiquei meio em dúvida sobre esse negócio de acreditar, mas depois daquele lanche da tarde que minha mãe fez, eu passei a acreditar mais que conseguiria alcançar meus objetivos. 

Pois bem, vamos lá! Foi numa tarde aí qualquer, quando eu tinha uns 8 ou 9 anos de idade que minha mãe chamou meus irmãos e eu para fazermos o tradicional lanche da tarde. O prato do dia era: Cuscuz com chocolate, isso mesmo, pode acreditar. Era cuscuz com chocolate de verdade. Eu, criança inocente e apaixonado por chocolate, caí de boca no prato parecendo um animal com quinze dias de fome.

Estávamos eu, minha irmã e ele: o cruel, o malvado, o sem coração do meu irmão. Não consigo acreditar como alguém consegue ser tão ruim assim.  Juro do fundo do meu coração que nunca tinha comido um cuscuz tão saboroso assim. Foi então que aconteceu a maior desilusão da minha vida. Eu já estava quase terminando de comer quando de repente meu irmão gritou assim: “eca! Isso não é chocolate, é rapadura!” – ãn? Como assim rapadura? O chocolate até escorria no canto da boca.

De repente, tudo mudou. Sabe aquela música da Rita Lee que diz assim: “tudo vira bosta”, então, eu tive a sensação que tudo tinha virado uma bosta, mas nesse caso, só virou rapadura mesmo.

Imagem da internet
A minha mãe num golpe mais certeiro do que o de um mestre de kung fu, ralou a rapadura bem fininha, colocou no cuscuz e nos disse que era chocolate com o intuito de fazer seus filhos comerem pra ficar forte e ganhar “sustância”.

Mesmo com tudo isso, não fiquei chateado com minha mãe que me fez acreditar que a rapadura era chocolate, mas sim com meu irmão que tirou a minha felicidade e a minha alegria de esta comendo a oitava maravilha do mundo que era aquele cuscuz com chocolate.

Desde aquele dia, sempre que vejo uma rapadura me lembro daquela tragédia causada por meu irmão. É como eu falei no início deste texto, acreditar é o primeiro passo para se conseguir um objetivo. Minha mãe fez isso. Fez-me acreditar que tinha chocolate no cuscuz para me fazer comer, pois eu não tinha muito apetite quando criança.


Contudo, ficam duas lições desta história. A primeira é que nunca devemos deixar de acreditar mesmo quando o que almejamos possa parecer impossível. E a segunda é que nunca, sob nenhuma hipótese, destrua o sorriso e a alegria de uma criança, isso pode trazer traumas terríveis, no meu caso, trouxe trauma de rapadura. 

(Sergio Rubens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário